Meio ambiente

Macacos que viviam em mantenedouro de Santa Maria voltam à natureza

"

Os nove macacos-prego que viviam no Mantenedouro de Fauna São Braz, em Santa Maria, voltaram para onde nunca deveriam ter saído: a natureza. Os animais foram soltos na última sexta-feira, em uma área de 300 hectares de floresta, em Canela, na serra gaúcha.

O grupo chegou na cidade na semana passada e passou de terça a quinta-feira em um espaço montado para adaptação. Na sexta-feira, enfim, ganharam a liberdade na localidade de Banhado Grande. Essa foi a primeira reintrodução de macacos-prego à natureza feita de forma oficial no Estado.

A ação é parte do Projeto Macaco-prego, realizado entre o São Braz, o Ibama, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Todos ss macacos foram chipados e receberam rádios-colares.

Os animais estavam há cerca de dois anos no São Braz. O diretor do espaço, Santos Braz, não esconde a felicidade de poder reinseri-los à floresta.

— Fizemos acompanhamento técnicos, tudo para que eles pudessem ser devolvidos. Agora é ver como eles viverão — diz.

A expectativa é que eles formem uma família e vivam juntos, pois já estavam acostumados uns com os outros. O projeto também vai monitorar como o grupo vai interagir com os demais macacos e como conseguirá seus próprios alimentos. Eles serão acompanhados por, no mínimo, um ano.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Oito veículos se envolvem em acidente em Jaguari

Próximo

Ladrão arromba apartamento e furta eletrodomésticos em Santa Maria

Geral